Quebrando o estereótipo: Meninas bem sucedidas não procrastinam

Todo ser humano é vítima de "procrastinação", é algo intrínseco em seu DNA e o termo correto para algo que sempre poderia acontecer provavelmente não é conhecido. O cérebro humano, baseado na ciência, é programado para o "prazer" por isso é normal que atividades repetitivas ou aquelas que fazem parte de uma rotina possam ser adiadas para realizar outras que "geram" um pouco mais de satisfação, o importante é identificar quando isso acontece e como evitar que hobbies possam ser afetados por uma ação crônica para "procrastinar". Tibia e o tempo que os jogadores passam nele não são exceção.

Tibia não é apenas um MMORPG que está online há alguns anos gerando conexões entre os jogadores do mundo, para tantas pessoas, Tibia tem sido o meio de comunicação com amigos que transcenderam a tela, o jogo, que suportaram ao longo do tempo e quebraram barreiras linguísticas. Tibia tem sido a origem de amores, inimigos e experiências que hoje fazem parte de uma geração sentimental de jogadores que provavelmente estavam longe do jogo e, como resultado dessa nova realidade gerada pelo Coronavírus, voltaram retomando velhos contatos e com uma leve tendência a procrastinar a causa do trabalho em casa.

Por outro lado, muitos membros da comunidade se apaixonaram, criaram famílias, iniciaram negócios, cumpriram objetivos profissionais, tiveram filhos, assim como outros acabaram amizades ou deixaram esse plano físico. É um pouco difícil dizer exatamente quantas atualizações (updates) passaram, mas pode-se confirmar que Tibia faz parte de cada um dos jogadores, da sua essência como seres humanos e profissionais, por isso decidimos analisar de forma mais sensível o impacto do Tibia na vida real de alguns atores da comunidade, destacando o que têm sido suas "fórmulas de sucesso" para manter a qualidade pessoal e profissional alinhada com os objetivos do jogo através de um equilíbrio sempre mantendo prioridades claras enquanto ainda desfruta de tempo na frente e atrás do ecrã e, acima de tudo, sem procrastinar.

Dentro deste grupo de jogadoras multiculturais da comunidade, foram coletados dados que dão uma ideia-chave de sua jogabilidade, bem como as razões que as mantiveram como parte da Tibia ao longo do tempo. A comunidade é diversificada, composta por mães em tempo integral, profissionais de saúde, engenheiros, gerentes, designers digitais, empreendedores, todas mulheres com material de qualidade que podem ser encontrados em suas contas de Instagram, Facebook ou Twitch e são usados como uma janela para comunicar ao mundo como essas meninas celebram as recompensas das conquistas no jogo, mostrando que os mesmos objetivos geralmente são tratados de maneiras diferentes de acordo com nossas culturas ou interesses, mas que no final as críticas, incidentes ou como eles começaram seu interesse no jogo, somos todas mulheres com uma habilidade extraordinária de gerenciar o tempo entre nossos vários papéis.

Tibia desde sua criação foi conceituada para um público "geral", onde os objetivos eram matar pessoas, vencer guerras e conquistar servidores, criando uma "área cinzenta" para jogadores que não se sentiam identificados com essas premissas. Ao longo do tempo, as tendências mundiais mudaram o curso dos preconceitos, promovendo a presença de jogadoras femininas e resultando na criação de novas atividades dentro do Tibia que têm trabalhado como incentivo, especialmente para a comunidade de jogadores que se destacam por serem excelentes: decoradores, alcançando objetivos, completando bestiário ou sendo um jogador profissional de pvp, e também são excelentes donas de casa, profissionais ou mesmo ambos papéis, criando assim um espaço em que todas conseguem mostrar o que são apaixonadas e realmente bons, fortalecendo o desenvolvimento de outras mulheres dentro da comunidade, motivando o trabalho árduo.

TibiaGoals, nesta seção quer promover o compartilhamento de todas essas informações para fechar essa lacuna de falta de tempo para todos esses "hobbies" dentro da comunidade, especialmente hoje, onde o "gênero do jogador" pode definir quem você é, sem negar o fato de que as jogadoras que se destacam são constantemente atacadas e, em muitos casos, estereotipadas ou hipersexualizadas devido ao seu papel no jogo, indo além de sua integridade na vida real, este artigo busca destacar a personalidade e a opinião de um grupo de jogadores de sucesso para que outros jogadores possam se identificar com seus personagens, objetivos ou interesses evitando a procrastinação em seus dias.
  • Mikhelle - mexicana, graduada como Geofísica com um Mestrado em Engenharia de Reservatórios, amante de gatos e videogames (não é apenas Tibia) ela joga League of Legends e PS4.

  • Estelania - Holandesa, formada como SPW3 focada em crianças, funcionária pedagógica social, confeiteira e estilista de unhas como hobby, hoje é mãe de dois filhos lindos.

  • Makadamia - Polonesa, ela trabalha na estimativa de custo para sistemas HVAC, hoje ela é uma figura reconhecida dentro da tíbia por ser autora de muito conteúdo de valor agregado para o jogo, além de ter um sabor requintado fazendo decorações de casa.

  • Loreni - Mexicana, graduada como Chef, é profissionalizada em pastelaria avançada. Também é um jogador que adora conquistas e addons.

  • Viky - Espanhola, streamer, ela está atualmente em treinamento para conseguir sua promoção como Gerente em uma franquia, mas seu papel mais importante é ser mãe de uma criança maravilhosa, bem como ela é uma jogadora não só no Tibia, também em CSgo e Owerwatchs.

  • Dyaniixz - Mexicana, formada como enfermeira, hoje trabalha em um hospital na maternidade, ela joga League of Legends e nós a vimos criar conteúdo de guerra e determinada a não perder suas recompensas diárias motivadas por nossa doce Lady Mass.

  • Amy Meow - Mexicana, formada como Multimídia & Digital Animator, hoje ela nos dá uma das edições mais femininas de toda a comunidade tibiana, ela é uma amante de gatos e fã de anime, além de ser uma funcionária permanente, ela tem sua própria empresa de design.

  • Lady Mass - Polonesa, trabalha como Especialista em Linguagem na Samsung, é administradora do TibiaGoals. Ela é a principal motivadora da comunidade para não perder o Daily Rewards.

Com uma faixa etária entre 24 e 33 anos e jogadores desde 2004 em média, os objetivos de cada um deles dentro do Tíbia são muito semelhantes, com exceção de algumas meninas que amam as guerras, quase tudas são amantes da decoração, achievements, addons e quests que levam tempo, e mesmo assim, TODAS ESSAS MENINAS TRABALHAM, algumas em casa como mães e donas de casa em tempo integral, outras em organizações de alguns setores e em diferentes níveis, o que poderia confirmar com esta pequena lista de jogadoras femininas, que a comunidade de meninas no jogo tem perfis qualificados em outras áreas de suas vidas.

Suas obrigações como mães, profissionais, donas de casa estão posicionadas em primeiro lugar entre as prioridades de cada uma delas. O interessante foi entender que os gostos dentro da Tibia são principalmente interesses em um "longo prazo" onde se conectar ao jogo e avançar um pouco faz parte de sua rotina diária e, portanto, o sucesso de alcançar cada um de seus objetivos, além disso 5 das 8 meninas estão ativas em outros jogos como: AoT, Tzar, Heroes, League of Legends, CSgo e PS4, onde também precisam investir parte do seu tempo livre. O gráfico a seguir resume os principais pontos de interesse dessas mulheres no jogo:

Depois de conhecer o tipo de perfil que esses jogadores têm na RL, é interessante entender o tempo médio que passam no jogo para manter seus "goals" em níveis aceitáveis

 


87,5% jogam mais de dois dias por semana, o que significa que gastam uma quantidade representativa de seu tempo dentro do jogo. 

  • Agora, que horas do dia essas meninas jogam?

  • Como você consegue definir a quantidade ideal de tempo para jogar no seu dia a dia?



As respostas à premissa "quando é a melhor hora para jogar", são equilibradas ao longo do dia.

Seus horários são ajustados de acordo com as atividades, como o tempo livre que têm enquanto seus filhos estão na escola ou os possíveis turnos de trabalho que podem ter, é admirável que mesmo com todas essas responsabilidades em suas outras facetas, o papel como jogadoras de Tibia tenha um espaço em sua vida, permitindo-nos ter conteúdo disponível que motiva outros membros da comunidade.

Mesmo assim, em um ambiente produtivo, os jogadores têm dúvidas sobre quando "parar" de jogar com base nas responsabilidades que podem ter, a motivação tende a ser um fator-chave para completar uma tarefa, isso significa procrastinar para atividades relacionadas a outras funções, mas como jogadores, por exemplo, os eventos do jogo podem afetar a decisão de parar de jogar em um determinado momento, denotando que para os jogadores que buscam conquistas, os eventos são "importantes e anseios" por momentos de suas vidas dentro do jogo".

Quando perguntamos sobre o tempo que eles poderiam ter se sacrificado para estar no jogo, os seguintes pensamentos foram provocados:

  • Eu não moro no meu país de origem, então eu não sacrifico o tempo em família, mas eu sinto que isso tem impactado minha vontade de ser mais produtiva negativamente”

  • "Eu jogo ou simplesmente faço login para conversar quando meu filho está no jardim de infância ou quando meu marido está no trabalho e meu filho está jogando algo sozinho. Então isso varia muito, eu não tenho uma hora de jogo ou dia específico"

  • "A única maneira de encontrar um equilíbrio é lidar com o fato de que nunca alcançaremos neste jogo tudo o que queríamos. Devemos passar algum tempo com amigos, aproveitar, mas depois logout e focar em nossa vida real porque este é mais importante para nossa vida, saúde (também saúde mental) e felicidade real"

  • "Eu sempre faço minhas atividades pessoais como prioridade, e o tempo restante é o que eu costumava tocar" 

  • "Eu trabalho só de manhã, e passo o resto do dia com meu filho ou fazendo algumas coisas na RL, e então eu toco à noite/noite por um tempo antes de dormir"

  • "Ser enfermeira significa que tenho turnos diferentes no trabalho, quando estou trabalhando de manhã eu jogo à tarde, mas primeiro eu me pego limpando minha casa ou cozinhando alguma comida, então eu pego minhas recompensas diárias e me levanto em algum momento ou luto guerras, mas eu principalmente entro para fazer minhas recompensas diárias já que eu não jogo muito mais :)"

  • Você só tem que ter disciplina e definir horários, sempre dar prioridade às suas tarefas diárias pendentes e uma vez que você terminar você pode desfrutar do seu tempo livre, eu também aconselharia avançar as outras tarefas pendentes que você tem para o dia seguinte (só se você ainda não fez trabalho suficiente) , assim você poderá desfrutar mais relaxado no dia seguinte,  também é bom fazer outras atividades e não passar o dia todo jogando, então não é ruim se você não pode jogar o dia todo. Lembre-se que a saúde física e mental também é importante!

  • Tenho um horário fixo para o que me adapto automaticamente! :D Eu trabalho até as 18h (normalmente), e então eu só sento em uma chamada com o meu bf e é quando eu jogo, se eu quiser! De vez em quando eu tenho grandes vontades de jogar mais, então eu trabalho menos do que isso (felizmente, a quantidade de horas que eu faço diariamente depende de mim, então eu posso trabalhar menos se eu agradar haha) e jogar mais :3 Quando se trata de finais de semana, eu dedico-os ao meu namorado, amigos, família, e, claro, Tibia também! Eu mal trabalho nos fins de semana (só quando eu realmente relaxei durante a semana e eu sinto remorsos hahah) então eu tenho algum tempo para fazer o que eu quiser! Embora eu não esteja muito ativo no jogo ultimamente, estou sempre esperando impacientemente por um rápido respawn ou outros eventos como esse ;D"

Tibia é um método incrível para ser produtiva, desconectando-se da rotina podemos voltar sendo mais proativas ou eficientes após uma "pequena pausa", mas também pode agir contra se nenhum outro objetivo for identificado além da procrastinação.

Finalmente, focando todas essas informações sobre a comunidade feminina do Tibia, foi proposto conhecer sua opinião sobre se alguns jogadores do Tibia influenciaram negativamente a vontade das mulheres de gravar vídeos, criar mais conteúdo ou transmitir o jogo por não conseguirem evitar críticas, limitando assim a quantidade de material que poderia existir para desessalisar nosso dia a dia e as respostas foram várias:

  • "Não na minha experiência pessoal, mas 100% em outras mulheres que tem"

  • "Eu acho que isso não é mais algo deste tempo. Quero dizer, claro que pode haver algumas críticas, mas eu acho que também é o mesmo para streamers masculinos que são novos no streaming. Acho que as mulheres no geral já foram aceitas no jogo há alguns anos. Eu nunca experimentei qualquer negatividade devido ao fato de que eu sou uma mulher jogando este jogo"

  • "A comunidade da Tíbia está cheia de haters, não só para as mulheres. Eu acho que as meninas são apenas mais sensíveis e devido a esta razão eles preferem evitar o ódio público. 

  • "Claro que, na minha opinião, muitos jogadores de tíbia promovem o bullying sem razão, e quando sofremos críticas isso afeta nossa confiança e muitas vezes nos perguntamos, se o que fazemos está bem"

  • "Como streamer tibiano que eu fui, posso dizer que jogar tíbia e fazer algumas competições não são compatíveis. Pelo menos essa é a minha experiência quando joguei war e transmiti ao mesmo tempo".


  • "Meio que, eu vi um monte de jogadores que ainda criticam ou mesmo insultam meninas que ainda estão aprendendo a jogar, mas se eles têm uma boa comunidade que as encorajam a continuar, essas meninas geralmente não prestam atenção aos comentários negativos :)"

  • "Eu acho que sim e não, eu considero que é preciso trabalhar sua autoestima e sua confiança porque criticar sempre haverá em qualquer coisa que você faz, você só tem que saber como lidar com eles e tirar apenas o bem de cada crítica, tendo trabalhado da mesma forma que eu acho que comentários de ódio podem ser mais fáceis de ignorar. O que é muito triste é encontrar pessoas de poucos valores que fazem qualquer coisa para menosprezar alguém, mas você não pode fazer nada por eles porque isso não depende de você".

 

  • "Eu acho que não é muito pior do que em outros jogos. Acho que é uma espada de dois gumes. Por um lado, os homens são realmente muito rápidos para criticar meninas, uma menina não quer se reunir com um menino, ele fica bravo e começa a espalhar rumores sobre ela etc. No entanto, vamos tentar focar nos aspectos positivos! Os homens também são mais interessados em ajudar uma mulher do que outro homem. Acho que é altamente individual e depende da garota e do garoto, então é difícil para mim generalizá-lo :( a menos que eu levei um caso específico em consideração! ;D"

Com todos esses dados interessantes, pode-se concluir que mesmo que você esteja fazendo mais missões e quests para obter itens raros, ganhando mais níveis e experiência e, assim, desbloqueando novos modos de jogo ou ganhando servidores demonstrando altas capacidades PVP, Tíbia deve ser sempre usado racionalmente, sem fanatismo e tornando-a essa solução para o desestresse da vida adulta, uma comunidade produtiva baseada no respeito, evitando a procrastinação em nossas vidas reais, seguindo estes passos simples:
  1. Identifique um padrão de jogo e crie estratégias para atingir seus objetivos, tudo isso precisa ser medido a tempo, esses podem ser pequenos objetivos que se tornam parte de um enorme.

  2. Baixe aplicativos ou implemente métodos e técnicas de gerenciamento de tempo em sua rotina diária.

  3. Controle seus pensamentos e o que você compartilha com a comunidade, isso pode afetar negativamente os outros.

  4. Faça apenas uma tarefa de cada vez, priorizando sua vida, família e amigos durante o jogo.

  5. Não se culpe por procrastinar de vez em quando, somos seres humanos e jogadores.

Vamos ser honestos, isso termina como de costume, em vez de cumprir com o que foi planejado “jogar só 2 horas por dia, acabamos jogando até o Save Server ou se você é um charlover, as listas de “goals" a serem alcançadas sempre aumentarão, o importante não é procrastinar com o que é realmente importante. 

-
by Artemihza Rose

No comments:

Post a Comment