Jogador do mês #39: Gutek

Prepara-te para uma viagem emocionante porque temos uma surpresa para ti! Na nossa entrevista deste mês, vamos apresentar-te um jogador dos servidores da UE, alguém que deixou a sua marca no Tibia ao liderar guildas e interagir com a comunidade no Twitch, proporcionando conteúdo empolgante de PVP em várias línguas. Sim, adivinhaste, estamos prestes a mergulhar no mundo de Gutek.

Gutek vem com um impressionante histórico, conquistando e dominando uma série de mundos do Tibia em parceria com várias guildas. Como é que ele consegue? Qual é o seu segredo para se manter no topo do seu jogo? E quantas batalhas vitoriosas ele pode ostentar?

Prometemos que esta entrevista será uma montanha-russa de anedotas que abordarão estas questões candentes, pontuadas por pérolas de sabedoria e estratégias de batalha, até aos seus momentos mais emocionantes e à sua visão única do jogo.

Não penses sequer em perder esta entrevista - é uma viagem cheia de energia a toda velocidade!



1. Antes de começarmos esta entrevista, gostaríamos de te agradecer por te disponibilizares para embarcar nesta aventura connosco. Agora, vamos começar! Mas antes, estamos curiosos: há algum facto engraçado ou detalhe peculiar sobre ti que gostarias que incluíssemos neste artigo?

- Bem, em primeiro lugar, obrigado por me considerares para isto. Normalmente, não costumo aceitar este tipo de convites, mas, na verdade, tenho acompanhado o desenvolvimento deste website desde a sua criação, mais ou menos, e sei dele desde antes de ser uma coisa real; era mais como um projeto. Por isso, tenho de dizer que estou impressionado pelo trabalho que os seus administradores e colaboradores têm feito nele.

Agora, em relação à pergunta, devo dizer que um "facto engraçado" seria que, antes de isto ser criado, costumava dizer a uma das administradoras que "Sempre que o teu website se tornar famoso, podes entrevistar-me" como uma piada. Bem, podes dizer que isso passo bem mismo.


2. Tens uma comunidade de fãs e detratores que passam horas contigo no Twitch; achas que isso  crescenta uma dose extra de adrenalina às tuas batalhas? Como lidaste com os trolls?

- Adoro fazer streaming. Honestamente, é provavelmente a única coisa que me fez ganhar tantos seguidores, membros, apoiantes e até amigos, através do meu estilo de jogo, expressando a minha própria opinião sobre as coisas e criando uma "persona" para estar no stream. É simplesmente engraçado.

Às vezes, até abro o meu microfone durante as batalhas que comando, só para adicionar algum tempero, "criando conteúdo" hahaha, a melhor parte é aprender a lidar com os teus próprios erros. As pessoas pensam que os jogadores experientes não cometem erros estúpidos, bem, isso simplesmente não é verdade, e é engraçado ver pessoas que pensas que são as melhores a cometer falhas uma atrás da outra, haha.

Quanto aos trolls, bem, depende do meu humor, eu acho. Às vezes, simplesmente os bane porque não quero perder tempo com isso, outras vezes, entro no jogo deles e sigo o fluxo. Não sei, se eles dissessem, por exemplo, coisas sobre mim que não são verdadeiras, eu apenas responderia: "Sim, isso é absolutamente verdade, eu estava realmente muito sério sobre isso, aliás, estou surpreendido como a palavra se espalhou tão rapidamente, deves ser muito perspicaz" e elogiá-los genuinamente, eles acabam por ficar sem argumentos e não têm mais nada a dizer, porque na maioria das vezes o "ódio" ou a "trollagem" deles surgem do nada, na maioria das vezes de um rumor que ouviram ou do que alguém disse sobre mim. Eu acho engraçado e muito interessante!


3. Como entrouste pela primeira vez no Tibia e o que inicialmente te atraiu para o jogo? Quem te introduziu pela primeira vez ao Tibia?

- Bem, não tenho ideia para ser sincero... Era um jogo popular na época e costumava jogar com amigos num cibercafé. Mas não consigo recordar quem me introduziu nele. Lembro-me de apanhar lanças do chão, no entanto, deve ter sido há muito tempo!


4. Os teus nomes sempre têm "Gutek" neles, este é o teu nome no jogo, o que te levou a escolhê-lo? É o único nome que usaste?

- Bem, eu diria que a maioria das minhas personagens o tem, sim, mas algumas outras não.

É o nome que tenho usado desde que jogo este jogo, não sei ao certo quantos anos, mas devo ter cerca de 40+ personagens atualmente e provavelmente cerca de 70 no auge (antes do bazaar, onde podia vendê-las, obrigado CIP). 

Mas, certamente, qualquer uma das personagens em que gasto tempo tem o meu nome.

Mas, ao contrário do que se pensa comummente, não há um significado oculto nele. Cliquei cerca de 30 vezes na opção "Sugerir nome" no website e, numa dessas vezes, apareceu "Gutek" e eu simplesmente fiquei com ele, hahaha.


5. Para conhecermos mais sobre o Gutek (no Tibia), que item deves TER SEMPRE na tua mochila mas acabas por te esquecer? Além disso, que item carregas sempre na tua mochila mas nunca usas?

- Os cristais de teleporte para a entrada da warzone. Na verdade, é uma mecânica muito antiga do jogo que parece ter sido esquecida ou ignorada por muitos jogadores, mas é incrivelmente útil se quiseres fazer uma emboscada!

E, eu diria, Souvenirs. Na verdade, carrego comigo, em algums dos meus personagens, itens que me foram dados por outros jogadores (geralmente, que não pesam muito, claro) e nunca os uso, mas mantenho-os ali.


6. Entre os inúmeros mundos do Tibia, tens uma guerra favorita? Por que é que essa é a tua favorita?

- Boa pergunta. Bem, teria de dizer que cada uma das guerras que lutei me deu algo muito mais valioso do que a vitória, experiência. E, uma vez que cada uma delas é diferente, não conseguiria escolher uma como favorita.

No entanto, agora que decidimos explorar os "Mundos Retro Hardcore", devo dizer que este é, de longe, o meu sistema de PVP favorito agora.

Diria que é devido à jogabilidade estratégica que tens de aplicar e porque é um sistema que nunca joguei antes. Se eu ganhasse nele, teria alcançado o sucesso em todos os sistemas de PVP do Tibia.


7. Dominar vários servidores não é tarefa fácil. Poderias partilhar algumas das principais estratégias e táticas que te ajudaram a manter a tua vantagem competitiva?

- Bem, honestamente, nunca pensei realmente em estar onde estamos agora. As pessoas pensam realmente que sou um tirano, abusador, opressor e sei lá mais o quê (na verdade, usei esses nomes agora em algumas personagens, como meme), mas, na realidade, mantenho contacto com quase todas as pessoas na nossa equipa. Passo os meus dias a conversar com pessoas que às vezes são até "novos membros" (pessoas que entraram recentemente na nossa equipa) e tento manter-me humilde e com os pés na terra, porque sei que, no final, é apenas um jogo e, bem, atrás do ecrã, somos todos iguais e mantenho isso sempre presente.

Uma estratégia-chave seria fazer amigos, muitos dos melhores jogadores com quem jogo são meus amigos, alguns deles até conheci pessoalmente, não lutamos pelo controlo, apenas temos as costas uns dos outros e lutamos juntos por diversão.

Claro, para que isso seja bem-sucedido e para evitar a anarquia, tem de haver algumas regras definidas. É sabido que os jogadores de Tibia são peritos em caos e anarquia, por isso é um desafio mantê-los a todos a funcionar em ordem. Felizmente, conto com a ajuda de muitas outras pessoas que estão tão comprometidas como eu para fazer isto funcionar, nada do que já alcancei neste jogo, fiz sozinho, foram sempre outras pessoas a ajudar.


8. Partilha connosco uma das tuas vitórias mais emocionantes e, se te recordares de alguma batalha perdida também. Que estratégia usaste e como te sentiste depois?

- Hahaha, eu teria de dizer que foi durante a nossa invasão de Thyria. Teria de entrar em detalhes para as pessoas entenderem por que esta vitória foi tão satisfatória, mas houve uma luta em Edron onde éramos aproximadamente 150 contra 100 (a nossa equipa 150) e em Open PvP (um sistema que realmente pune os PvPers usando o sistema de pontos injustificados) conseguimos derrotá-los.

Foi uma luta realmente emocionante, eu estava até a transmiti-la e bem, tudo foi improvisado no momento. Vi que o jogador de maior nível deles veio para a luta e sabia que eles o queriam proteger, por isso usámos todos os recursos nele, obrigando-os a ajudá-lo e, assim, fazendo-os morrer por isso. Foi uma obra-prima, qualquer pessoa na Europa que tenha participado nesta luta certamente a lembrará por muito tempo :)


9. No Tibia, a comunicação e a cooperação são essenciais no PVP. Como coordenam com a tua equipa para alcançar o sucesso e a sincronização de equipa?

- Hoje em dia, e desde que, como disse, jogamos juntos há muito, muito tempo (para os padrões do Tibia), a sincronização é realmente fácil. Às vezes, todos nós sabemos qual é o nosso papel e o que fazer, dependendo da nossa vocação. Portanto, essa parte, com a maioria dos meus amigos, está acertada.

Agora, em relação à coordenação e tal, é sempre muita comunicação. Usamos principalmente o Discord ou grupos de WhatsApp para falar uns com os outros e conversamos muito. MUITO.


10. Tens inimigos notáveis no Tibia que te desafiam constantemente no campo de batalha? Alguma guilda ou jogador rival que desafie consistentemente a tua equipa em encontros de PVP? Podes contar-nos as tuas experiências e interações com eles?

- Diria que admiro mais alguns jogadores na minha equipa do que inimigos. Não consigo realmente pensar em alguém que nos cause grandes dificuldades ou seja um desafio constante.

Alguns deles têm qualidades em termos de PVP, mas falham em se adaptar ou evoluir, por isso acabam sempre a perder.


11. Alcançar a grandeza requer dedicação. Como equilibras as tuas atividades no jogo com os teus  ompromissos na vida real?

- Tenho muita dificuldade em desistir, nunca desisti de nada na minha vida. Tudo o que começo, comprometo-me até ao fim.

O equilíbrio é feito facilmente graças a todas as pessoas que estão ao meu lado e me ajudam com tudo. Como disse, não sou nada além do esforço, da fé e do apoio de muitas outras pessoas em mim. Sou apenas mais um jogador de Tibia que teve a sorte de conhecer algumas pessoas simpáticas.


12. O Tibia possui uma comunidadevibrante. Como interages com outros jogadores fora das batalhas de PVP? Participas em eventos sociais ou atividades?

- Sim, na verdade, encontrei-me com os meus amigos mais próximos (nem todos infelizmente, mas uma boa parte deles) na vida real. Alugámos uma casa em Espanha e fomos lá de férias de verão. Vamos fazer o mesmo no próximo ano e, no próximo ano, espero que mudemos de local todas as vezes!


13. Partilha uma situação engraçada ou inesperada que tenhas encontrado?

- Haha, um dia um tipo mandou-me uma mensagem no Instagram e disse: "És o verdadeiro Gutek? Cara, não te ofendas, mas pela forma como as pessoas te descrevem, pensei que parecias o morshabaal na vida real."

Não é uma situação, mas acho que é uma das coisas mais engraçadas que já me aconteceu, haha.


14. Podes selecionar os teus favoritos?

Cidade?

- Darashia

Jogar como?

- Tanto Master Sorcerer como Elder Druid.

Runa essencial?

- Paralyze e Sudden Death Rune


15. Sem intenção de criar drama aqui, mas podes mencionar: um jogador reformado que sintas falta nas batalhas, um adversário épico que adorarias enfrentar e um jogador que atualmente te esteja a dar problemas em guerras?

- Vamos lá, quem é que não gosta de drama no Tibia?

Mas, infelizmente, não tenho nomes para dar a esta pergunta. Acho que houve inimigos difíceis e inimigos mais difíceis, nenhum deles foi fácil (apesar, claro, da conhecida provocação de "EZ" depois de os derrotarmos) haha, nada disso é realmente fácil, é muito tempo gasto, coletivamente, dinheiro, esforço, por isso acabei por apreciar o que cada jogador, inimigo ou amigo, nos deu.


16. No Tibia, gerir recursos e equipamento é crucial. Como te certificas de que os membros do teu team têm o equipamento necessário para o sucesso?

- Bem, através da organização com os outros líderes, claro. Para os nossos jogadores menos experientes, certificamo-nos de que todas as informações estão sempre disponíveis para eles. E para aqueles que podem ter menos recursos, usamos o banco da guilda para garantir que todos estão no caminho certo. Tecnicamente, os recursos do servidor a que temos acesso por sermos a guilda líder, usamos nas mesmas pessoas que lutaram ou vão lutar por eles.


17. Gutek em 4 características: Roupa? BP? Arma? Cor? Item?

- Citizen/ Mage com Feru Hat/ Ghost Backpack/ Soulhexer/Soultainter (Quem quer que tenha criado os itens Soul merece um aumento, aliás, todos os outros itens são meio feios). Roxo. Como não tenho nenhum item raro, diria que gosto do visual do conjunto de coroa :-)


18. Há um servidor ou situação em particular que se destaque como especialmente difícil de conquistar? Ou seja, há algum servidor da UE que não esteja na tua lista de alvos?

- Difícil de conquistar? Qualquer servidor de Open PvP, na verdade. Leva muito mais tempo do que deveria porque os servidores são anti-dominando. O Twist of Fate é a pior coisa de sempre e torna a luta um pouco sem sentido. Não há punição por morrer, mas uma enorme por matar.

Um servidor europeu onde nunca iria, provavelmente, é Antica. Eu odeio esse servidor, é literalmente a selva, cheio de anarquia. E tenho medo de que tentar dominá-lo possa ter um impacto negativo no mercado. Acho que deve manter-se como está, uma espécie de "Tierra de nadie" (Terra de Ninguém).


19. Qual é o teu aspeto favorito na comunidade Tibia e como é que isso contribuiu para o teu sucesso como caçador de bosses ou possível colecionador de achievements?

- Sou terrível a caçar bosses ou a colecionar achievements. Tenho apenas 2 achievements nas minhas personagens principais que me importam: "Do Not Disturb" (Não Perturbar) e "Nothing Can Stop Me" (Nada Pode Parar-me) e ambas são relativamente fáceis de obter.


20. Sendo um entusiasta de PVP nos servidores da UE, o que te atraiu para isso e como te tornaste líder dos Non Lifers e aliados?

- Joguei muitos outros jogos ao longo dos anos, mas o PVP do Tibia é bastante único. Então, sempre volto a ele, por assim dizer.

Tornei-me líder dos Non Lifers depois de me juntar como novo membro. Em cerca de 3 meses ou algo assim, já era um administrador e, assim que a nossa primeira guerra terminou, tive um cargo de líder. Tornei-me o líder principal quando o antigo líder saiu (com alguma dificuldade, tendo que lutar contra outras pessoas), amei o nome e mantive-o, mas sou muito ambicioso para ficar no mesmo lugar, então continuei, uma guerra após a outra e, antes que percebesse, tínhamos feito esta enorme aliança que agora tem cerca de 600+ jogadores.


21. Por fim, para jogadores de PVP aspirantes que desejam seguir os teus passos e liderar as suas próprias guildas, que conselhos ou recomendações oferecerias para os ajudar a ter sucesso na comunidade competitiva do Tibia?

Joguem com os vossos amigos. É muito melhor do que jogar para ganhar. Já ganhei, mas veio sozinho, de me divertir com amigos, de conhecer pessoas pelo caminho. Nunca coloquem dinheiro, TC ou itens antes das pessoas. As pessoas são a coisa mais importante que encontrarão ao longo dos anos neste jogo. Especialmente agora que os millennials têm 25 anos ou mais, a maioria deles tem empregos, famílias, hobbies fora do jogo, podem sempre aprender algo com alguém, realmente, e isso é o que vos levará ao topo.

Sejam decididos, mas simpáticos. A ordem tem de existir em todo o lado, mas lembrem-se de que todos passamos por coisas más em algum momento da nossa vida e isso afetará também o nosso jogo.


22. Ei Gutek, qual cidade você consideraria sua 'sala de guerra' para criar suas estratégias de batalha mais astutas? E, se fôssemos classificá-las como destinos "como turistas" para batalhas, qual cidade levaria o título de 'paraíso PVP' e qual você gentilmente rotularia como a 'zona de cautela PVP'?

- Thais com certeza, ainda não nasceu aquele que me vença nessa cidade! Hahaha, no geral, o conhecimento é poder, então conhecer a cidade me dá boas vantagens!

Mas, em termos de PvP, eu realmente gosto de cidades como Thais e Edron.

Cidade para evitar, embora geralmente goste dela: Yalahar. É a cidade para aqueles que não desejam jogar PvP. É apenas um milhão de pilhas, armadilhas, corredores estreitos. É terrível.


23. Até os guerreiros mais bravos têm suas fraquezas. O que você diria que é sua kryptonita em batalhas abertas? Existe uma estratégia ou situação que lhe causa dificuldades?

- Eu diria que odeio pilhas (stacks). Batalhas abertas estão bem, posso ter uma visão clara do que quero fazer o tempo todo. Mas pilhas são terríveis, hahaha, posso jogar com pilhas, mas prefiro não jogar.


24. No calor da batalha, as rotações de conjuração de magias podem ser momentos decisivos. Você poderia compartilhar conosco uma combinação crítica de magias que você dominou e que encontrou particularmente eficaz? Alguma dica para os iniciantes?

- Avatar > UE > POÇÃO CD > UE (Para batalhas em massa com dano em área)

Avatar > Utito Tempo > Gran Ico / Gran Con > POÇÃO CD > Gran Ico / Gran Con (Para alvo único)

Infelizmente, não há muito espaço para criatividade no Tibia, tudo está definido pelo que é melhor e pelo que não é, é apenas se adaptar à meta atual repetidamente. Se você não o fizer, ficará para trás, se o fizer, se manterá no topo. Mas, na minha opinião, não há realmente muitas combinações diferentes a serem aprendidas.


25. No calor das intensas guerras do Tibia, frases ou palavras memoráveis frequentemente surgem espontaneamente. Você pode compartilhar uma história de uma de suas batalhas onde você 'criou, ouviu ou pronunciou' algumas palavras inesquecíveis que capturaram a essência do momento e ainda ressoam com você?

- Oh, sim, eu tenho uma, na verdade. Quando eu era mais jovem, eu me envolvia em discussões com pessoas que eram simplesmente sem sentido. Infelizmente, no estado em que estou atualmente, é sempre um prazer para as pessoas falar sobre mim (e nem sempre coisas boas), não me importo com isso, nem um pouco, pelo menos não agora, mas sempre há muitas histórias e coisas que são simplesmente não verdadeiras. Há alguns anos, senti a necessidade de me explicar e provar que estavam errados e assim por diante, hoje em dia, estou em uma mentalidade diferente: "Se forem inteligentes o suficiente, saberão que há sempre dois lados para uma história".

Portanto (e a razão pela qual parei de escrever muito no jogo), deixo que falem e uma frase que guardo comigo, que tenho no comentário do meu personagem principal, é: "Oderint dum metuant", de Accius' Atreus, fazendo referência a Calígula. Isso se traduz aproximadamente como "Deixe-os falar, desde que tenhamem medo" e eu apenas sigo isso, as pessoas podem dizer o que quiserem, desde que suas ações não me afetem, eu apenas ignoro e faço minha própria coisa.

__________________________________________________________________________________

Desejamos-lhe todo o melhor nas suas próximas conquistas e que continue a desfrutar ao máximo da sua equipa e transmissões de Tibia. Até à próxima, Hail Tibia Goals!~

No comments:

Post a Comment